quinta-feira, 6 de agosto de 2020

BOMBA ATÔMICA DE HIROSHIMA E NAGASAKI EXPLODIU HÁ 75 ANOS



“A maior e mais poderosa bomba já fabricada em toda a história da humanidade”. Há 75 anos, o presidente americano Harry S. Truman utilizou essa frase para descrever a bomba atômica, arma que ele ordenou que fosse usada no ataque aéreo contra as cidades japonesa de Hiroshima, em 6 de agosto de 1945 e Nagasaki, três dias depois, durante a ofensiva de arrasamento total do Japão no final da Segunda Guerra Mundial. A bomba contra Hiroshima é lembrada como um dos grandes horrores que marcaram o conflito - ela foi lançada sem nenhum alerta no centro da cidade, matou 140 mil pessoas, sendo mais de 90% civis não combatentes, mulheres e crianças. Metade das vítimas morreram instantaneamente. 


Ainda hoje, a frase proferida por Truman define com precisão o armamento. Um invento tão devastador que causou a morte estimada de mais de 200 mil japoneses, deu origem ao termo “arma de destruição em massa” e transformou os conceitos de destruição mútua e aniquilação nuclear em um temor global durante o período da Guerra Fria.

Os ataques nucleares contra Hiroshima e Nagasaki, em 6 e 9 de agosto de 1945, não definiram apenas o final da Segunda Guerra Mundial - oficializado com a rendição oficial do Japão em 2 de setembro daquele ano - mas marcaram profundamente o mundo pós-guerra. As bombas atômicas de 1945 foram as únicas utilizadas em conflitos em toda a História. 

O anúncio da detonação das bombas, a extensão dos danos causados, a assombroso número de vítimas, a acusação japonesa de violação do Direito Internacional Humanitário pelos Estados Unidos e a capitulação do Japão foram noticiados pelo Estadão. No período o jornal estava sob intervenção da ditadura do Estado Novo e a imprensa era regulada pela censura de guerra.


Selecionamos 10 trechos da cobertura que remontam os dias que sucederam os ataques, dias marcados pela percepção de que mundo nunca mais seria o mesmo. 


Foi através de um comunicado oficial feito pelo presidente americano Harry S.Truman que o mundo ficou sabendo que uma bomba atômica havia sido usada no ataque desfechado contra a cidade japonesa de Hiroshima em 6 de agosto de 1945.


FONTE: O ESTADÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário