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SAÚDE MACAÚBAS: COMO SE ENCONTRA A SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MACAÚBAS

by - outubro 22, 2020




Atendendo solicitações dos nossos leitores e de acordo com a Lei de Acesso a Informação solicitamos da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Macaúbas qual o trabalho que foi realizado pela Prefeitura nos últimos quatro anos para atender a população Macaubense, também solicitamos da UPA os dados gerais daquela repartição até porque a população precisa saber o que está acontecendo na saúde do município de Macaúbas:

- Agradecemos a Cláudia Diretora da UPA pela forma atenciosa que nos tratou. 





A população de Macaúbas reconhece o brilhante trabalho realizado pelos funcionários da saúde principalmente durante a PANDEMIA da COVID-19, já são mais de 7 meses trabalhando 24 horas colocando suas vidas em risco para ajudar a população, seremos eternamente gratos a todos, vocês terão seus nomes colocados nas páginas de honra do livro que conta a história da Macaúbas.

Em nossa publicação sobre os dados da UPA colocamos o ano de 2019 para servir de base, mas, nas imagens acima tem mais detalhes, devido à quantidade das mesmas, publicamos só as duas últimas.

Daiane Secretaria da Saúde

- Agradecemos a Secretaria de Saúde Daiane por ter nos recebido mesmo estando de licença maternidade e ter atendido nossa solicitação, a população de Macaúbas agradece em nome de Daiane e Claudia a todos os funcionários que trabalham na saúde de Macaúbas, o nosso muito obrigado.

Segue os dados que nos foram disponibilizados pela Secretaria da Saúde e UPA Macaúbas conforme a Lei de Acesso à Informação, pela quantidade de atendimentos dá para se notar que a saúde de Macaúbas está entre uma das melhores da nossa região.

A Lei de Acesso a Informação está vigente desde 16 de maio de 2012; A Lei de Acesso à Informação (LAI) – Lei nº 12.527/11. Dia que, de acordo com a lei, órgãos públicos são obrigados a considerar a publicidade como regra e o sigilo como exceção. Ou seja, órgãos públicos de todos os poderes de todas as unidades da Federação ficam obrigados a facilitar a divulgação de suas informações. A intenção é incentivar o desenvolvimento de uma cultura de transparência e controle na administração pública.

DADOS GERAIS DE PRODUÇÃO DA UPA 24 HORAS DE MACAÚBAS – BAHIA

→ Atendimento médico 41.500

→ Acolhimento e classificação de risco 40.087

→ Atendimento de urgência com observação 8.228

→ Transferência para o Hospital Antenor Alves 835

→ Transferência via regulação 39

→ Notificação por doença compulsória 2.761

→ Notificação de casos de diarreia 1.524

→ Coleta de exame laboratoriais 9.366

→ Raio x 3.998

→ Eletrocardiograma 2.531

→ Ultrassonografia 3.665

→ Curativos 2.247

→ Administração de medicamentos 66.198

→ Inalação 2.314

→ Suturas 711

→ Retirada de pontos 224

→ Emissão de declaração de óbito 17

→ Reunião de equipe 17

→ Processo de trabalho 19

 



SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MACAÚBAS DE 2017 À 2020

→ Implantação do Melhor em Casa – SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar).  É uma assistência multiprofissional, com uma equipe composta de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e fonoaudióloga, que é oferecida na residência do paciente, proporcionando a garantia de continuidade dos cuidados à saúde. O atendimento é realizado tanto na sede do município como na zona rural;


→ Hospital Antenor Alves da Silva: Aquisição de novos equipamentos como monitores multiparâmetros, arco cirúrgico, respirador mecânico, autoclaves, aparelhos de raio-x e ultrassom e outros;

→ Organização dos serviços, como POP (Procedimento Operacional Padrão), protocolos que traz mais segurança aos serviços de saúde. Além disso, a Educação Continuada, instituída logo no início da gestão vem qualificando a equipe tanto na parte técnica, como no acolhimento e humanização no atendimento ao paciente;

→ Elaboração e implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, um programa que se preocupa com a destinação correta de seus resíduos.

→ SAMU: Aquisição de duas novas Ambulâncias, reforma e adequação da sede; aquisição de fardamento e equipamentos para a equipe de socorristas.

→ CAPS: Adequação na sede e recuperação do veículo de transporte.

→ Laboratório Municipal: Adequação e aquisição de equipamento de Análise Bioquímica Automatizado;


→ Aquisição de 3 nova ambulâncias sanitárias para o Município;

→ Implantação do Almoxarifado Central: Facilitando o recebimento, estocagem, conservação, controle de estoque e distribuição de material para as unidades de saúde;

→ Implantação de Prontuário Eletrônico, conectado em tempo real com o sistema do Ministério da Saúde, nas Unidades de Saúde da Atenção Básica da sede;

→ Construção em andamento de mais 2 Postos de Saúde da Família (PSF) na zona rural: São João e Curral Novo;

→ Ampliação da equipe de Fisioterapia do Município e Abertura do Centro de Fisioterapia, com amplo espaço e aquisição de novos equipamentos para melhora na qualidade do tratamento dos pacientes;

→ Aquisição de novos materiais para o serviço de Fonoaudiologia;

 → Casa da Gestante: Adequação Estrutural e aquisição de enxovais de cama e berço e fardamento para funcionários;

→ Central de Marcação: adequação da estrutura e reorganização dos serviços de agendamento dos exames, com redução das filas de espera;

 → Estratégia de enfrentamento à pandemia de COVID: Implantação de uma central de monitoramento, para dar assistência aos pacientes confirmados ou com suspeita de COVID, realizar o rastreamento dos contactantes, acompanhar diariamente os pacientes e viajantes;


→ Implantação de barreira sanitária 24h, em três entradas da cidade, fazendo a triagem e encaminhamento dos viajantes para a central de monitoramento;

→ Adequação dos leitos de isolamento na UPA-24h e no Hospital para suporte de respiração e estabilização de pacientes com suspeita ou confirmados para COVID-19;

→ Adoção de medidas legais para inibir a formação de aglomerações e estimular o distanciamento social;

→ Realização de ampliação das Unidades de Saúde da Família do Açude, Barra de Cima, Canatiba e Gameleira;


→ Funcionamento da UPA 24 Horas. Foi necessário reforma da estrutura física, revisão de todos os equipamentos, convocação de servidores concursados e capacitação da equipe;

→ Aquisição de três veículos para a Atenção Primária.

 

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