segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

VACINA COVID-19: BAHIA IRÁ RECEBER 319 MIL DOSES E O MUNICÍPIO DE MACAÚBAS RECEBERÁ NESTA REMESSA POUCO MAIS DE 1.000 DOSES

Segundo o Ministério da Saúde a distribuição é proporcional a população dos estados, a Bahia é o estado nordestino que mais irá receber vacina, por ter a maior população da região, foram exatas 319.520 vacinas. Sendo assim, a capital baiana, Salvador, (que equivale 19,31% da população do estado) deverá ser o município que mais irá receber, seguida de Feira de Santana (4,13% da população do estado)  e Vitória da Conquista (2,30%) … Macaúbas ocupa a 47ª posição (estimativa IBGE 2018) em população, representando 0,34% da população da Bahia… Vamos fazer uma conta simples, das 319,520 X 0,34%… Macaúbas poderá receber: 1.085 doses em média, Talvez um pouco mais (ou menos) , visto que os dados populacionais não contemplam as ultimas estimativas do IBGE. Já Paramirim e Boquira, que representa em média 0,15% da população deverá receber menos de 500 doses. Isso se o governo da Bahia mantiver o critério federal de distribuição proporcional ao número de habitantes por município.

Lembrando que a promessa do Ministério da Saúde é que chegue em todos os estados a vacina até quarta feira, 20.. Neste caso, até chegar em Macaúbas, inicialmente deverá passar pelo Posto de Apoio da Sesab em Boquira , onde inicialmente será armazenada em refrigerador especial, só dai será enviada para Macaúbas… Sendo assim, a depender da logística, só no final do mês de janeiro dever chegar em Macaúbas, isso numa estimativa otimista!

Levando-se em conta que os grupos prioritários são os idosos acima de 60 anos, servidores da saúde, cuidadores de idosos, militares… Ou seja, você cidadão “comum” deverá ser atendido (e se for) no final do ano, na melhor expectativa.

Essas poucas mais de 1.000 doses que Macaúbas poderá receber deverá imunizar menos de 10% de sua população do grupo de idosos, têm ainda os profissionais da saúde que estão na linha de frente, e as pessoas do grupo de risco, em suma: pouca farinha, meu angu primeiro!

Matéria publicada no Blog do meu amigo Alécio Brandão, gostaria de fazer um complemento meu amigo; passei de carro na noite de ontem 17.jan.2021 na Praça Imaculada Conceição em Macaúbas e me pareceu que a vacina da COVID-19 já chegou no município e os jovens já foram vacinados, todos os bares estavam lotados de jovens sem máscara, na Praça uma multidão conversava por todos os cantos sem o uso da máscara também, um absurdo, será que eles se esqueceram que tem país e avós em casa e se algum for contaminado pode levar para eles...

 

FONTE: Blog do Alécio Brandão

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário