sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

COVID-19: MESMO COM A VACINA O MUNICÍPIO DE MACAÚBAS E O BRASIL REGISTRAM UM GRANDE AUMENTO DOS CASOS DE CONTAMINADOS E MORTES, ISSO ESTÁ TRAZENDO PREOCUPAÇÕES A POPULAÇÃO

 

O aumento percentual é grande devido à relativa  pequena quantidade de casos ativos oficialmente registrados, passando de 15 para 24 casos. Destes 09 casos novos, segundo boletim informativo da pandemia, publicado no meio da tarde desta sexta feira, 22.jan.2021 quatro são da zona rural e cinco são da sede. Especialistas dizem que o aumento de casos que estamos vivenciando são reflexos do “afrouxamento” e abusos das festas de natal e ano novo. 

Observamos que praticamente em quase todos os dias do mês de janeiro houve casos de pessoas contaminadas pela COVID-19, a culpa e de parte da população que não estão respeitando as orientações para a não proliferação da COVID-19 como uso de máscaras e evitar as aglomerações e parte da Prefeitura Municipal que já tem 26 dias administrando o município e parece que não sabem como fazer, além de não fazer mais a tomografia e exames para detectar esse novo vírus, a nova gestão fechou as barreiras sanitárias, cortou a gratificação dos funcionários, e demitiu a equipe que fazia as blitz 24 horas, blitz essa que fiscalizava principalmente os bares, essa falta da Blitz está sendo notada através de aglomerações nos bares ao lado da Igreja de Santa Rita no Alto da Santa Cruz e nas aglomerações nos finais de semana na Praça da Matriz, tudo isso nos foi relatado por leitores do nosso Blog que não quiseram se identificar com medo de represálias, esse Blog pergunta:

Será que tudo isso é verdade?

Falando ainda sobre o aumento dos casos da COVID-19 no município é preciso registrar que macaúbas está há mais de 30 dias sem a barreira sanitária, o que para muitos não faz diferença, visto que o município encontra-se em estágio de contaminação comunitária há mais de 90 dias, ou seja, não se tem mais controle oficial da rastreabilidade dos contaminantes. 

Na última sessão do legislativo municipal, vereadores cobraram a retomada da barreira sanitária que foi desativada desde o início do novo governo.


Informações preliminares e não oficiais dão conta que o município, das 350 doses recebidas, por medida de segurança apenas 50% foram usadas, a medida se justifica, mesmo com a promessa de envio de mais 350 doses; pois pode haver algum “sinistro”, desvio ou extravio no envio desta segunda remessa, o que poderia comprometer a eficácia das primeiras  doses já aplicadas. 

A secretaria de saúde e seu setor competente ainda não fez divulgação da quantidade real das doses já aplicadas, na Bahia, a ultima atualização oficial foram de 19.166 doses aplicadas. O blog manteve contato com a coordenação epidemiológica, mas até o momento não obteve retorno.

Chegou ao conhecimento do nosso Blog www.blogjovanesales.com.br  por intermédio de um Vereador Macaubense que a vacina da COVID-19 não foram distribuídas de forma correta no município de Macaúbas, pessoas que não preenche os requisitos, não residem em abrigos e não estão na linha de frente da luta contra o vírus estão sendo vacinadas, o Vereador disse não ter certeza da veracidade dessa denúncia e irá solicitar a Secretaria de Saúde a relação de todos as pessoas que foram vacinadas com idade e local onde trabalha para comprovar ou não a veracidade, esse é o papel do Vereador, fiscalizar o Executivo e as Secretarias. O Blog tentou entrar em contato com a Secretária de Saúde, mas, não obteve resposta. 

 

FONTE: Blog Alécio Brandão


Nenhum comentário:

Postar um comentário