segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

MACAÚBAS: AÇÕES INICIAIS DA PREFEITURA CAUSAM RECEIO NA POPULAÇÃO

 

Durante toda a campanha eleitoral mesmo sofrendo ataques pessoais contra minha pessoa e ao meu Pai Dão de Caturama (in memorian) em momento algum baixamos o nosso nível e fizemos ataques a qualquer candidato, o único comentário que fizemos contra o candidato eleito nas eleições democráticas de 2020 era que acreditávamos que o mesmo não estivesse preparado para ser Prefeito de um Município de quase 52.000 mil habitantes como Macaúbas.

Depois de 69 dias de eleito, 30 dias de transição e 25 dias de mandato já era para o atual gestor mostrar porque foi escolhida pela população Macaubense e fazer as mudanças que prometeu durante sua campanha eleitoral para melhorar a vida da população Macaubense, alguns dos nossos leitores dizem que devemos dar tempo para o gestor realizar suas promessas, uns falam em 06 meses para observar as melhorias, outros falam que a espera deve ser de 1 ano, mas, essa espera deve ser para as promessas maiores como abertura da UTI (essa damos o prazo de 4 anos para realizar), construção da pista de motociclismo e bike (essa damos o prazo de 1 ano), construção da pista de asa delta (essa damos o prazo de 3 anos para a realização) etc.

 

Só que as ações como recuperação de estradas, enfrentamento do COVID-19, melhorias na saúde, funcionamento das barreiras sanitárias, abertura dos postos de saúde, limpeza e recuperação da eletricidade nas ruas, e principalmente os testes realizados nos bebês ao nascer os Testes do Pezinho, da Linguinha, Orelhinha, Coraçãozinho e Olhinho são extremamente importantes. Através destes exames é possível detectar, precocemente, doenças metabólicas, genéticas, alteração auditiva e língua presa que poderão causar alterações no desenvolvimento do bebê, etc. deveriam ter começado logo no primeiro dia, essas ações não podem esperar e soubemos que não estão sendo realizados, será que é mesmo verdade, pedimos apurações rigorosas dos Vereadores que são os fiscais da população.

Através da publicação no Diário Oficial do Município chegou ao nosso conhecimento e da população que o atual gestor está fazendo nomeações de aposentados e de pessoas sem formação e preparação para assumir os cargos para os quais estão sendo indicados. Uns dizem, o Ex-Prefeito fazia isso! Só que o atual gestor disse que isso era errado e que se eleito mudaria a forma de governar e não faria o mesmo, está fazendo segundo informações que chegaram a nosso Blog muito pior do que o gestor anterior. Será que isso é verdade, os Vereadores do município precisam investigar?

Vejam o que acontece na Prefeitura de Macaúbas e as nomeações da atual gestão nos links:

https://macaubas.ba.gov.br/ 

ou 

https://macaubas.ba.gov.br/diario/

Outro fato extremamente grave que chegou ao conhecimento do nosso blog é que algumas pessoas da comunidade de Lagoa Clara estão abismadas com a briga que está acontecendo dentro do próprio grupo do atual Prefeito, é um querendo mandar mais do que o outro; mandaram como exemplo da briga fotos do Colégio Municipal com 02 cadeados na porta principal e fotos da Praça com árvores arrancadas:

 

Segundo informações que tivemos um grupo nomeou uma funcionária para o Colégio e o outro não aceitou como já existia um cadeado de um grupo no portão, o outro grupo colocou outro e disse que ali a funcionária não entraria, ainda segundo informações que chegaram ao nosso conhecimento depois de uma reunião em Macaúbas entre eles, no domingo 24/01/2021 o Colégio amanheceu aberto sem nenhum cadeado a Deus dará, para completar essa confusão, demonstrando sua revolta um dos grupos foi na Praça e arrancou quase todas as árvores ali plantadas. Será que procede a informação enviadas por moradores dessa localidade?

 

Estamos estarrecidos com erros primários da atual gestão, como disseram alguns Vereadores na última sessão da Câmara Municipal, o atual gestor está com uma péssima assessoria; podemos citar alguns exemplos:

- A saúde do município está horrível, com a saúde não se brinca, desde o primeiro dia de mandato que o atual Governo já deveria ter ações prontas para desenvolver na saúde, segundo informações que chegaram ao nosso blog: as barreiras sanitárias estão fechadas, os exames de pacientes com COVID-19 não estão sendo realizados, a gratificação dos funcionários da linha de frente do COVID-19 foi retirada, não paga insalubridade e também a Lei nº 756/2020 aprovada e publicada no Diário Oficial do Município em Dezembro de 2020 que estabelece a recomposição salarial aos servidores públicos do Município de Macaúbas no percentual de 4% (quatro por cento), tudo indica que não será paga.

Nossas críticas a atual gestão são construtivas, só queremos ajudar a atual administração, já que parece sua equipe não está fazendo isso, mostrando alguns dos erros temos a esperança que sejam consertados.



Os erros da atual Secretaria da Saúde são tantos que os Vereadores por unanimidade dos presentes preocupados com a população Macaubense convocaram a Secretária da pasta para comparecer na próxima Sessão Legislativa dia 28/01/2021 para que a mesma preste esclarecimentos referente à situação atual da Saúde no município de Macaúbas.

 


- Dia 19/01/2021 o Prefeito publicou errata/decreto n° 08/2021 datado de 18/01/2021 nomeando a Secretaria de Saúde do Município de Macaúbas, no dia 20/01/2021 a Secretária de Saúde publicou portaria de nº 03 datada de 20/01/2021 assinando como Secretária Municipal de Saúde Interina, a população pergunta: a Secretaria é interina ou oficial?

 

- O Prefeito fez reunião e postou vídeo nas redes sociais apresentando o novo Procurador Geral do Município sem antes passar pela aprovação da Câmara de Vereadores, como prevê a Lei Orgânica do Município Art.129, um desrespeito aos Vereadores de Macaúbas que são os representantes da população;


Vídeo apresentando o novo Procurador Geral sem passar pela Câmara de Vereadores, um Advogado competente e honesto, o único problema foi a Câmara não saber de nada.

 


Foi publicado um pregão eletrônico que acontecerá no dia 29/01/2021 para a venda a uma só instituição financeira das folhas de pagamentos dos servidores da Prefeitura de Macaúbas, alguns Vereadores alegaram que isso poderá causar um enorme prejuízo ao município de Macaúbas e aos servidores; na última administração municipal as folhas e demais despesas eram divididas entre os 3 bancos instalados no município, perguntamos: os bancos continuarão no município sem essa arrecadação? E os funcionários como ficarão a sua situação se as tarifas forem aumentadas e se a instituição que vencer não tiver agência no município de Macaúbas?

- Foi limpo o mato do alto da matança, mas, as ruas da cidade estão bastante sujas, será que é verdade? Observe como estão as ruas da cidade.


Essas são algumas das diversas denúncias que chegaram ao conhecimento do nosso Blog www.blogjovanesales.com.br  e que precisam ser apuradas para checar a veracidade das mesmas, se forem comprovadas que os culpados sejam punidos, se forem falsas esse Blog está à disposição da Prefeitura e Secretarias para mostrar a verdade.

No Facebook se não estiver enganado em uma de minhas publicações encontrei um texto de uma leitora (Zete Santos) que achei lindo e resolvi publicar.

“Eu acredito que a mudança de fato ainda pode acontecer. Mudança de pensamento de muitos Macaubenses, mudança no jeito de fazer política, mudança na forma de olhar para aqueles que votaram em outro partido...  quem sabe sonhar com o dia em o povo não olhará mais para a Prefeitura como lugar onde vai resolver a vida pessoal com "empreguismo", mas, como lugar de melhorar a qualidade de vida da comunidade geral”.  Zete Santos

O nosso blog está a disposição da população Macaubense para postar as suas histórias, acreditando que o tempo das perseguições políticas em nosso município não voltará.

Um comentário:

  1. Só as mesmisse de sempre..TD isso n estaria acontecendo se a antiga gestão n tivesse deixado a cidade em caos....

    ResponderExcluir