domingo, 7 de março de 2021

MACAÚBAS: PARTIDO PSOL SOLICITA INFORMAÇÕES ACERCA DE READMISSÃO DE SERVIDORA AFASTADA DO SERVIÇO PÚBLICO HÁ MAIS DE 10 ANOS


No dia 26 de fevereiro de 2021, foi publicada no Diário Oficial do Município de Macaúbas, a Portaria de nº 09, que dispõe sobre o retorno de uma servidora pública às suas funções.

Segundo populares, trata-se de servidora afastada há mais de 10 anos do serviço público. Diante dessa informação, o PSOL solicitou do Município cópia dos documentos que compõe o processo administrativo que resultou na publicação da Portaria citada.

PSOL MACAÚBAS

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) é um partido político brasileiro fundado em junho de 2004. Obteve registro definitivo na Justiça Eleitoral no dia 15 de setembro de 2005. Seu número eleitoral é o 50, suas cores são o vermelho, o amarelo e o laranja e tem, como logotipo principal, um sol sorridente desenhado por Ziraldo. O espectro político do PSOL é definido como de esquerda à extrema-esquerda, Defendendo o socialismo democrático, é considerado um partido de esquerda ampla, pois, não funcionando por centralismo democrático, agrega diversas correntes internas desde reformistas até revolucionárias.

Sua criação foi impulsionada por dissidências do Partido dos Trabalhadores (PT) que alegavam discordar das políticas do partido. Já no primeiro ano do Governo LulaLuciana GenroHeloísa HelenaBabá e João Fontes vinham descumprindo as orientações da bancada do PT nas votações no Congresso e, por votarem contra a reforma da previdência do governo Lula, acabaram expulsos pelo diretório nacional do Partido dos Trabalhadores e impulsionando a formação do PSOL.



Dentre os destaques na atuação do Partido, Marcelo Freixo presidiu na ALERJ a CPI das Milícias, a qual ganhou repercussão nacional, chamando para depor políticos suspeitos de envolvimento com milícias. Impulsionou o Movimento Ficha Limpa, em que o partido participou de atos favoráveis ao projeto de Lei da Ficha Limpa e trabalhou no Congresso pela sua aprovação. 

Após as candidaturas presidenciais de Heloísa Helena (2006), Plínio de Arruda Sampaio (2010) e Luciana Genro (2014), Guilherme Boulos foi lançado candidato ao Planalto pelo partido em 2018. Desde a eleição de 2014, o PSOL foi o terceiro partido que mais cresceu em número de filiados. Através das diversas eleições, dos parlamentares do partido e dos movimentos onde atua, este faz oposição aos governos e à maior parte das políticas que se manifestam no Congresso Nacional do Brasil e nos parlamentos estaduais e municipais. Em janeiro de 2021 o partido possuía 219.943 filiados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário