quinta-feira, 25 de março de 2021

URGENTE COVID-19: VARIANTE DA COVID-19 DE MANAUS É ENCONTRADA EM GUANAMBI E GOVERNADOR DO ESTADO FALA SOBRE A TÉCNICA DE ENFERMAGEM DO MUNICÍPIO DE RIO PIRES QUE FINGIU APLICAR VACINA

VÍDEOS 1

A humanidade é capaz de cada crueldade inimaginável que fico perplexo, uma pessoa dessa, uma jovem de menos de 30 anos ter uma atitude dessa, precisa ter uma punição exemplar, isso é um crime, enganar um casal de idosos, onde vamos parar é uma crueldade é uma desumanidade, diz Rui Costa Governador da Bahia sobre a técnica de enfermagem do município de Rio do Pires na Região do Paramirim Estado da Bahia que fingiu aplicar a vacina da COVID-19 em um casal de idosos. [Assistam vídeo acima]

Vídeo flagra funcionária da Saúde injetando agulha sem aplicar vacina em idosa na BA; servidora foi afastada

Uma técnica de enfermagem da cidade de Rio do Pires, no sudoeste da Bahia, foi flagrada injetando a agulha e retirando a seringa sem aplicar a vacina contra a Covid-19 em uma idosa. O caso aconteceu na quarta-feira 24.mar.2021, na comunidade de Contagem, na zona rural da cidade. [Assista vídeo abaixo]

VÍDEOS 2

O vídeo que nas circula nas redes sociais mostra a mulher colocando a seringa no braço da idosa, furando com a agulha, mas ela não injeta o líquido imunizante na paciente. Na sequência, um outro homem é vacinado pela mesma mulher, mas ela faz o procedimento corretamente. [Assistam vídeo acima]


MUNICÍPIO DE GUANAMBI NO ESTA DO BAHIA ENTRA EM ALERTA VERMELHO


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um comunicado, nesta quarta-feira (24), informando sobre a existência da variante da Covid-19 de Manaus no município de Guanambi (BA).

O Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular da Universidade Estadual de Santa Cruz (Lafem/Uesc) e o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Institute Oswaldo Cruz (lOC/Fiocruz – RJ) notificaram a identificação, através de sequenciamento, de novos casos covid-19, da variante SARS-CoV-2 P.1 da linhagem B.1.1.28 (“variante de Manaus”), em amostras provenientes do estado da Bahia.

De acordo com a Sesab, as novas análises laboratoriais demonstram a identificação de variantes em amostras de paciente notificados em Cruz das Almas, Guanambi e Ilhéus. A variante P1 é considerada de preocupação em razão de mutações capazes de acarretar maior transmissibilidade e afetar a resposta imune do hospedeiro.

Ainda conforme o órgão, até 23 de março de 2021, foram confirmados 23 casos da variante P.1 de Manaus no estado da Bahia. Os casos estão relacionados com os municípios de Amargosa Cruz das Almas, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Joao Dourado, Lauro de Freitas, Salvador e Santa Luz.

Diante do exposto, a Sesab ressaltou a necessidade de orientar a população para fortalecer as ações de prevenção e controle do covid-19, como utilização de máscaras, etiqueta respiratória, higiene das mãos, evitar aglomerações e, em caso de sintoma, procurar unidade de saúde para atendimento clinico/testagem e realizar isolamento.

Recomendou também que todas as viagens não essenciais sejam evitadas, principalmente, para as áreas onde foram detectadas a variante. Alertou ainda sobre a necessidade de rastreamento e isolamento dos contatos de todos os casos suspeitos e confirmados da variante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário