sábado, 17 de abril de 2021

MACAÚBAS – BAHIA: FALECE NESSE SÁBADO 17.04.2021 O DESEMBARGADOR MACAUBENSE BENITO ALCÂNTARA DE FIGUEIREDO

O desembargador Benito Alcântara de Figueiredo, um dos mais respeitados do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), faleceu de câncer na madrugada deste sábado 17.abril.2021 às 7:00 horas da manhã, num hospital de Salvador, onde estava internado há 48 dias, estado da Bahia!, ele será sepultado em Macaúbas, Bahia, sua terra natal!

Benito Alcântara de Figueiredo, nasceu em Macaúbas no dia 11 de novembro de 1937, como servidor do Judiciário baiano, trabalhou nas comarcas de Oliveira dos Brejinhos, Paramirim, Caetité, Itabuna e Salvador, foi Promotor de Justiça, Juiz de Direito e Desembargador do Judiciário Baiano!

Como Desembargador, foi presidente do Tribunal de Justiça da Bahia!

"Hoje é um dia muito triste. Judiciário e humanidade perdem com o falecimento do desembargador Benito Alcântara. Um juiz humano, extremamente humano. Um ser luminoso que deixou a marca da solidariedade, generosidade e compaixão por todos os lugares pelos quais passou. Em cada processo e em cada pedaço do chão da vida."



"Em um tribunal em que não raros advogados são desrespeitados, e partes muitas vezes sofrem da insensibilidade de atores forenses, você transbordou paixão, amor e respeito. Não apenas com os advogados, mas com todos aqueles que tiveram o privilégio de ter, ainda que apenas por alguns instantes, a sua companhia".

Deus e os anjos o acolhem nesse momento para fortalecer a paz e o respeito no Paraíso".

HOMENAGENS A DR. BENITO

Dr. Benito Alcântara de Figueiredo, adepto da filosofia espírita, resignado aceitou com paciência o sofrimento causado pela doença, cumprindo assim as provações terrenas, agora descansa em paz. "Avani Sales (Professora)"

2° livro de Timóteo - capítulo 4 - versículos 7 e 8:   "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

"Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. "Jailton Figueiredo (Sobrinho)"

Neste momento de dor e consternação pela partida de Dr. Benito Alcântara de Figueiredo, só nos cabe pedir a Deus que lhe ilumine e lhe dê paz, e que Deus dê conforto à sua família para que possa enfrentar esta imensurável dor com serenidade.

Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com ele, que será sempre lembrado pelo profissionalismo, honestidade, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades e conflitos humanos. 

Devemos sempre lembrar que Deus quer ao seu lado os melhores, e com certeza esse nosso amigo já está ao lado do Senhor cumprindo uma nova missão.

Deixamos os nossos mais sinceros pêsames aos familiares e amigos. "Zezinho Pereira (Ex-Prefeito de Macaúbas)"

Na condição de filho e Prefeito de Paramirim quero externar nossos sentimentos pela morte de Dr. Benito Alcântara Figueiredo assim como levar a nossa solidariedade aos familiares e amigos próximos, desde quando nós o conhecemos há anos quando ele exercitou a sua atividade como Juiz de direito da comarca, o fazendo da forma mais digna, responsável, humana e exemplar. "Gilberto Brito (Prefeito de Paramirim)"

"Macaubas e a Bahia, perde um Grande Homem!!
Homem que viveu para e pela justiça!!!
Mais um dos filhos de Macaubas, que amava sua terra !!

Tanto que retornou, para viver nesta terra, após descanso de trabalho!!!

Investiu muito em Macaubas, com a sua Solidariedade, dedicação, com contribuições no âmbito religioso, social e muito mais !!

Repasso nossos sentimentos a toda a família!!
Rogo a Deus um descanco Eterno!!
E muita força a todos seus familiares, para superar esta grande tristeza!!
Saudades da família de Veinho e Petrina da Betania!!" Dra. Ilza Maria



Dr. Benito Alcântara Figueiredo terá seu nome escrito nas boas páginas do livro que conta a história de Macaúbas, pois, além da construção de um Fórum novo para a sua cidade, elevando Macaúbas em um grau na escala de importância Jurídica do Estado da Bahia.

Também, foi o responsável pela criação da FAMAC (Fundação de Assistência ao Menor) da creche Dona Petrina, foi cofundador da Doutrina Espírita em Macaúbas e ajudou várias obras assistenciais no Município... "Alex Figueiredo Pinto (Sobrinho)"


A FAMAC também conta com uma boa biblioteca, sala de música com instrumentos, sistema de som com projetores de imagens e outros equipamentos. 

Um comentário:

  1. Grande perda para todos que o tinham como mentor é exemplo de ser humano.

    ResponderExcluir