sábado, 10 de abril de 2021

COVID-19 MACAÚBAS: E A VACINAÇÃO COMO ESTÁ? EXISTEM ERROS? O QUE ESTÁ ACONTECENDO AFINAL? CHEGARAM NOVAS DOSES? COMO ACONTECERÁ A VACINAÇÃO?

Atendendo solicitações dos leitores de nosso Blog que queriam saber o que está acontecendo com a vacinação da COVID-19 no município de Macaúbas fomos ao Posto de Saúde onde fomos muito bem atendidos pela Coordenadora da Vacinação Jamile Menezes, a quem agradecemos pela atenção e gentileza em nos prestar todos os esclarecimentos.

Gostaria de começar essa matéria dando os nossos parabéns a todos os funcionários da saúde que já estão há mais de 1 ano colocando suas vidas em risco em prol da população, o nosso muito obrigado, o trabalho de vocês nunca será esquecido e o seus nomes estarão escritos nas páginas boas do livro que conta a história de Macaúbas... A população precisa saber que os profissionais de saúde constituem um grupo de risco para a Covid-19 por estarem expostos diretamente aos pacientes infectados, o que faz com que recebam uma alta carga viral (milhões de partículas de vírus). Além disso, estão submetidos a enorme estresse ao atender esses pacientes, muitos em situação grave, em condições de trabalho, frequentemente, inadequadas.

Mesmo com tudo isso, os profissionais da saúde estão ai, enfrentando tudo isso de frente e sem desanimar, incrível, então pergunto:

Você que está lendo essa matéria teria condições de realizar esse trabalho, colocar sua vida e de sua família em risco em prol do seu semelhante?

Depois de conversar com Jamile Menezes irei explicar o que consegui entender, deixo claro que as palavras dessa matéria foram escritas por mim e assumo a responsabilidade por tudo que está escrito.

A situação está complicadíssima devido à pouca quantidade de vacina que está chegando, para agradar a população e atender as orientações da Secretaria de Saúde Estadual está quase impossível.

Depois dos erros acontecidos no início da campanha, a vacinação agora está sendo realizada de acordo com as orientações da Dires / Secretaria de Saúde Estadual, esse é um ponto essencial que todos queriam saber, os prováveis erros acontecidos no início da vacinação os, FAMOSOS FURAS FILAS, estão sendo apurado pelo Ministério Público.

EXPLICAÇÕES

- Quantas doses foram aplicadas...



- No dia 09 de abril de 2021 chegaram em Macaúbas 1.120 doses da vacina da COVID-19. 



- Logo na chegada da vacina já começam as dificuldades, separar as 1.120 doses por porcentagem de acordo com as faixas etárias e quilombolas.

- No município de Macáubas existe cerca de 7.000 habitantes com mais de 60 anos e mais de 150 comunidades rurais, como separar as poucas vacinas que chegam por comunidade e por faixa etária e evitar aglomerações, já que muitos não respeitam o seu dia para vacinar, a Secretária da Saúde pede um pouco de compreensão a população, pois, as doses são muitos poucas, está muito complicado.

- Ainda está acontecendo um grave problema com as 2ª doses, além de várias pessoas não estarem indo tomar a segunda dose uma parte da população não está respeitando a sua data para vacinar, a pessoa só pode tomar a segunda dose com 28 dias de tomada a primeira e estão indo com 15, 20, 25 dias, assim complica, a Secetária da Saúde pede a população para só irem vacinar no dia certo para não provocar aglomerações. 








- Como acontecerá a vacinação nos próximos dias: 




OBS: um aviso muito importante, na próxima segunda feira dia 12 de abril de 2021 a vacinação da COVID-19 será a partir das 8:00 horas na Praça Imaculada conceição para os idosos com mais de 60 anos devido a vacinação o inicio da vacinação da influenza pra crianças até 6 anos, gestantes e puérperas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário