quarta-feira, 28 de abril de 2021

DEPUTADO FEDERAL SÉRGIO BRITO FOI INDICADO COMO TITULAR DA MAIS IMPORTANTE COMISSÃO DA CÂMARA DO DEPUTADOS A FAMOSA E PRESTIGIADA CCJ


Deputado Federal Sérgio Brito agora faz parte da CCJ, essa é a comissão mais importante da Câmara dos Deputados, pois, analisa a constitucionalidade das iniciativas e por ser parada obrigatória de quase todas as matérias.

Mas, quem é esse Deputado que está exercendo o 6 mandato de Deputado Federal e agora faz parte da Comissão mais importante da Câmara dos Deputados a prestigiada CCJ.

Sérgio Luís Lacerda Brito, ou simplesmente Sérgio Brito (nasceu em Vitória da Conquista no dia 8 de Junho de 1961), é administrador de empresas, empresário e político Brasileiro atualmente Deputado Federal pelo Estado da Bahia, filiado ao PSD.

Exerce atualmente seu sexto mandato na Câmara dos Deputados pelo PSD, sendo o quarto consecutivo.


É filho do ex-Deputado Henrique Brito Filho, que faleceu no mesmo acidente aéreo que matou o então candidato ao governo da Bahia Clériston Andrade, em 1982.

CARREIRA

Sérgio Brito realizou o segundo grau na West Shore Christian Academy High School, em Muskegon, Michigan, Estados Unidos, entre 1979 e 1981. Iniciou a graduação em Administração de Empresas na Universidade Católica de Salvador em 1981. De acordo com o perfil do deputado no portal da Câmara dos Deputados, ele não chegou a concluir este curso. Em 2008 formou-se em Direito pela Faculdade de Artes, Ciências e Tecnologias (FACET), em Salvador.

Nas eleições de 2004 tornou-se vereador em Salvador, licenciando-se entre 2005 e 2006 para assumir como Secretário Municipal de Governo de Salvador.

Retornou ao Congresso em 2006. Além de político, Sérgio Brito também é empresário.

Fez e votou favorável a diversos projetos em prol da população Brasileira, também cumprindo o papel de fiscal do povo, em que agosto de 2017 votou a favor do processo em que se pedia abertura de investigação do então Presidente Michel Temer.

VÍDEO EXPLICANDO A IMPORTÂNCIA DA CCJ 

Sem dúvidas, uma das comissões de maior destaque, tanto da Câmara quanto do Senado, é a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, a famosa CCJ, podendo também ser escrita como CCJC. Um dos motivos que tornam a CCJ tão importante é dada no artigo 53 do Regimento Interno da Câmara, onde é explicitado que antes de uma proposição ser aceita, independentemente do tema, ela precisa ser apreciada pela CCJ – bem como pela Comissão de Finanças e Tributação e pela Comissão a qual corresponda o tema da proposição.

Esta apreciação pela CCJ se faz necessária, para qualquer proposição, para que esta seja avaliada em relação à sua constitucionalidade, assim como avaliar se ela se encontra em conformidade com os princípios de nosso sistema jurídico. Sendo assim, caso a proposição seja declarada inconstitucional ou injurídica, ela não será submetida a voto, não podendo assim ser aprovada. Em relação ao Senado Federal, seu Regimento Interno garante funções semelhantes para sua CCJ.

Entre os diversos campos temáticos ou áreas de atividade da CCJ, podemos destacar, além das já expostas ao longo do texto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário