sexta-feira, 30 de abril de 2021

IGREJA MACAÚBAS: REFORMA DA IGREJA COM A DESTRUIÇÃO DO ALTAR CAUSA REVOLTA NA POPULAÇÃO MACAUBENSE

CADA CABEÇA TEM PENSAMENTO DIFERENTE 

Talvez eu seja a ÚNICA macaubense que pensa diferente... Sou a favor de "restaurar", "conservar" sem alterar o estilo de uma construção daquela época, até  mesmo em consideração à memória dos construtores que, deram o melhor de si . 

A nossa ANTIGA IGREJA SEMPRE FOI A CASA DE ORAÇÃO, TRAZENDO LEMBRANÇAS QUE NELA ESTÃO IMPREGNADAS NA HISTÓRIA DO CATOLICISMO DE MACAÚBAS. 
Na minha concepção, esse dinheiro que será gasto com a nossa LINDA, HISTÓRICA E TRADICIONAL IGREJA DA NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, deveria ser gasto na construção de uma IGREJA DE MODERNO ESTILO   NUM BAIRRO OUTRO DA CIDADE. 

IGREJAS NUNCA SÃO DEMAIS, AO CONTRÁRIO,  SERVEM MUITO PRA EVITAR ACRÉSCIMO DOS ADEPTOS DE DIFERENTES RELIGIÕES.

"UMA ANDORINHA  SÓ  NÃO FAZ VERÃO"... 

Por isso, guardarei o meu sentimento, sem esperança de que,  a minha opinião tenha valor algum. Será que uma MULHER que trouxe ao mundo o MENINO JESUS numa manjedoura, sentirá lisonjeada ou homenageada diante do luxo e da ornamentação de uma nova morada? 


Será que o comportamento do jovem FRANCISCO DE ASSIS, virando às costas pra casa paterna, desprezando o dinheiro, luxo e posses, levantando um RANCHO pra ALI homenagear o FILHO DE DEUS, acontecesse em Macaúbas, essa OBRA, nos nossos dias atuais, seria demolida?

Será que, AS OBRAS DO ALEIJADINHO, na nossa cidade, seriam modificadas?

Por que, as MUITAS IGREJAS DE SALVADOR, CADA UMA COM O SEU ESTILO, continuam sendo apreciadas e encantadoras?

Que grande parte dos meus conterrâneos, sentindo-se magoada pela minha fala, me perdoe mas, alguns acontecimentos aqui, me deixam "doente": 

Juntos choramos ouvindo a música "A PRAÇA" de Ronnie Von, repetindo A MESMA PRAÇA, O MENINO BANCO, AS MESMAS FLORES, O MESMO JARDIM, TUDO É IGUAL... Agora,  comentando sobre  o "NOVO" projeto da nossa VELHA IGREJA, com entusiasmo diz:

Maravilha! Perfeita! Linda! Fantástica! 

Agora, abraçada com as belas recordações, me lembro das pessoas, uma por uma, com sua fita no pescoço na cor vermelha ou azul, ocupando os devidos lugares,  dos cruzadinhas, das procissões na Semana Santa, na Festa da Padroeira, da Primeira Sexta- Feira do mês, feitas de multidão que, a cidade parecia pequena... e também do saudoso estimado Padre José Maria Vicente. 
Macaúbas, terra bendita... quanta beleza foi arrancada do seu seio e foi destruída por seus próprios filhos, meus irmãos... Crime foi cometido? Não sei!  Só sei que ninguém foi punido.

VÍDEO DE COMO FICARÁ A IGREJA DEPOIS DA REFORMA

Que maravilha!!! O pensamento de uma Macaubense que entende que o Novo não pode sobrepor o Antigo, as construções... em especial precisam ser preservada porque, são históricas e guardam muitas recordações...

Nosso Blog se coloca a disposição se a Paróquia de Macaúbas se a mesma quiser dar alguma explicação.

Um comentário:

  1. Pelo que vejo a maior mudança é no telhado. Que ficará lindo e está mais que necessitando. Estava quase caindo em nossas cabeças. O mais é só pintura. Não mudou nada.

    ResponderExcluir