segunda-feira, 26 de abril de 2021

MACAÚBAS: PREFEITURA SÓ ATENDERÁ A POPULAÇÃO ÁS SEGUNDAS E TERÇAS-FEIRAS


“Abre-te, sésamo” 

Prefeitura de Macaúbas de Portas Fechadas dificulta acesso do povo à sua casa! Conforme publicação no Diário Oficial do município de Macaúbas, de 22.abril.21, Decreto n,º 231/2021, que dispõe sobre o horário de funcionamento das repartições públicas municipais, incluindo ai, o Passo Municipal, prédio onde abriga o gabinete do prefeito, contabilidade, controladoria, procuradoria, tesouraria, secretaria de administração e comunicação; e um importante setor que é o RH (Setor de Pessoal), entre outros órgãos. Segundo decreto, esse prédio que concentra estes importantes órgãos e serviços, funcionará apenas nas 2ª e 3ª feiras, das 8h00 às 12h00 e das 13h30mim até as 17h30mim; para o atendimento externo, ou seja, para o público. Funcionando apenas internamente o restante da semana (de 4ª a 6ª feira), sem acesso ao público, no entanto conforme decreto, há exceções para casos de “excepcionais” e de urgência comprovada, devendo assim, o interessado agendar com a Secretaria de Administração a qual fará “inclusão na pauta da agenda do Chefe do Executivo”.

Abre-te, sésamo… Essa é a senha! Ou seria o teu voto?


Já pensou se você eleitor só abrisse as portas de sua casa para receber os políticos apenas na segunda e terça-feira?

Como é que esse pessoal iria pedir votos? Já pensou se a cozinha de sua casa só abrisse dois dias na semana?

– A Prefeitura é a Casa do Povo e a Câmara de Vereadores é a sua extensão...

Opinião:


VÍDEO DE UM MACAUBENSE FALANDO SOBRE O FECHAMENTO DA PREFEITURA

Com este ato, inédito na administração pública municipal, mas não incomum por muitas municipalidades afora, demostra que o Chefe do Executivo tem mais um perfil de “administrador” (do que de “político tradicional”), “do fazer”, do desburocratizar, visto que sua personalidade de “homem público” (a qual adquiriu voluntariamente ao se candidatar e por ter sido eleito ao cargo essencialmente POLÍTICO, e ele mesmo publicamente já declarou que “está político” ou seja, deixou de ser prefeito, deixou de ser político, será assim mesmo?)…

Para nós, sertanejos (uns fracos e outros fortes), mesclando assim, Euclides da Cunha, a figura de um prefeito, no sertão, é uma CELEBRIDADE, o nosso “puxa-saquismo” é patologicamente “natural” (pedimos ao leitor para não se apegarem muito as palavras em seu sentido morfológico e muito menos na sua sintaxe, contudo, neste caso esta última tem mais peso), mas isso talvez pareça ser “estranho” para um capixaba!

No entanto, em seu discurso de posse realizado no dia 1º de Janeiro/21, Aloisio disse que: …”Não iria tolerar oportunistas”… veja o significado pejorativo da palavra OPORTUNISMO: … “Comportamento de quem pauta sua conduta segundo as circunstâncias, de quem subordina seus princípios a interesses momentâneos“.

E onde mais o sertanejo tem a oportunidade de obter sua sobrevivência numa “terra árida” de compaixão, empatia e mais: de TRABALHO, emprego, RENDA e subsistência?

… Certamente foi com estes questionamentos e inquietação filosófica que Euclides da Cunha, em Os Sertões, afirmou: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte.” … Eu poderia parafrasear?: …” “O capixaba é, antes de tudo, um forte?” … Todo animal predador se comporta como um “oportunista” e pode ai, pejorar – porque ele tem que sobreviver, ter princípios e por ele morrer de fome e sede, é ser FORTE? … Ou prefere tu, “engolir” o teu orgulho e ser um sobrevivente? Entendo eu que a época dos “mártires” não é a nossa, há ai de quando em vez, um ou outro que faz greve de fome – contudo, não há relatos contemporâneos de mortes por isso!

Dito isso, e após “viajar na Maionese”, visto que “Ketchup” pode ser pejorativo… É necessário sobreviver! Então, é necessário aproveitar as oportunidades, se chove aqui apenas em certo período, APROVEITE essa oportunidade e semeei, para que você possa colher… Se passar por você o cavalo selado, APROVEITE e pule sobre ele… Se bater em sua porta um “mendigo”, maltrapilho, sujo, (branco ou negro, corno ou viado!), divida com ele o seu pedaço de pão – pois esta pode ser a SUA OPORTUNIDADE de alimentar o Criador, que se fez deste para ver se você agiria como um OPORTUNISTA e não como um FORTE ARROGANTE!


 

E sendo assim:

Que abram as PORTAS do Passo Municipal, 24 horas por Dia, 7 dias por Semana, 12 meses ao Ano… E mande o POVO entrar… Não CONDENE o povo ao exílio da fome, do falar, do ouvir… Não culpe os FRACOS, os famintos, por uma desorganização tua, ingerência tua, dos teus! Arrume tua casa, que é a casa do POVO – Não coloque fechadura, nem lacre a OPORTUNIDADE “santa” de receber em teu labor os necessitados!

E inspire!

“Deixai venham a mim as criancinhas, pois tenho o leite que fortalece os fracos.”


Acompanhe os decretos da Prefeitura pelo Diário Oficial do município: 

 https://macaubas.ba.gov.br/diario/ 


FONTE: Blog Alécio Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário