COVID-19: NOVO DECRETO LIBERA COMÉRCIOS NA BAHIA A PARTIR DESSA SEGUNDA 05 DE ABRIL DE 2021 E O SÃO JOÃO NÃO ACONTECERÁ NOVAMENTE ESSE ANO
A partir desta segunda-feira (5), o toque de recolher em toda a Bahia passa a valer das 20h às 5h, até 12 de abril. Além disso, academias poderão reabrir e bares e restaurantes já podem retomar o atendimento presencial no estado.
Com o toque de recolher, os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as atividades com até 30 minutos de antecedência do início da restrição de circulação de pessoas, que é das 20h às 5h, para garantir o deslocamento dos funcionários e colaboradores às residências.
Já os estabelecimentos comerciais que funcionam como restaurantes, bares e semelhantes, deverão encerrar o atendimento presencial às 18h. A entrega de alimentos através do sistema delivery poderá funcionar até as 24h. De acordo com o decreto publicado nesse domingo (4) pelo governo do estado, a ocupação desses estabelecimentos deve ser limitada ao máximo de 25% (vinte e cinco por cento) da capacidade do local.
Fica proibida em todo o estado a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de delivery, das 18h de 9 de abril até as 5h de 12 de abril.
Funcionamento do transporte
A circulação dos meios de transporte metropolitanos deverá ser suspensa das 20h30 às 5h, no período de 5 de abril até 12 de abril.
O QUE PODE FAZER COM O NOVO DECRETO
Restaurantes, bares e semelhantes, deverão encerrar o atendimento presencial às 18h;
Entrega de alimentos através do sistema delivery poderá funcionar até as 24h;
Academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, poderão funcionar de 5 de abril até 12 de abril, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, além de seguir os protocolos sanitários estabelecidos;
Estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as atividades com até 30 minutos de antecedência do início da restrição de circulação de pessoas, que é das 20h às 5h, para garantir o deslocamento dos funcionários e colaboradores às suas residências;
Serviços necessários ao funcionamento de toda e qualquer atividade industrial, do setor eletroenergético, das centrais de telecomunicações (call centers) que operem em regime de 24h e dos Centros de Distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores;
Atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer desde que respeitem aos protocolos sanitários estabelecidos, como o distanciamento social adequado e o uso de máscaras; instalações físicas amplas, que permitam ventilação natural cruzada; limitação da ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local.
O QUE NAO SE PODE FAZER COM O NOVO DECRETO
Venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de delivery, das 18h de 9 de abril até as 5h de 12 de abril;
Prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras do dia 5 de abril até 12 de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações;
Eventos desportivos coletivos e amadores;
Cerimônias de casamento;
Eventos recreativos em logradouros públicos ou privados;
Circos;
Eventos científicos;
Solenidades de formatura;
Passeatas e afins.
Não haverá São João na Bahia em 2021, afirma Governador Rui Costa
Rui ainda explicou que o evento será cancelado mesmo nas cidades sem nenhum registro da doença
O governador Rui Costa (PT) afirmou que não haverá festa junina em nenhum cidade da Bahia este ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Rui ainda explicou que o evento será cancelado mesmo nas cidades sem nenhum registro da doença. "Se tiver festa em qualquer cidade da Bahia, as pessoas que tem carro, que gostam de festa, que não estão doentes ou acham que não estão doentes, vão querer ir pra esses locais.
Dessa forma, as pessoas vão espalhando o vírus", disse.
"Não há perspectiva de que em junho nós possamos ter grandes aglomerações na Bahia.
Em junho ainda teremos o vírus circulando no estado, e espero que cheguemos lá com a situação controlada.
Entretanto, mesmo que esteja tudo sob controle, não podemos correr o risco de perder o controle por causa das festas", completou.
0 Comentários