Share

OLIVEIRA DOS BREJINHOS: CONVENÇÃO MUNICIPAL DOS PARTIDOS DE SITUAÇÃO REÚNE IMPORTANTES LIDERANÇAS POLÍTICAS DO MUNICÍPIO E AUTORIDADES, ESTADUAL E FEDERAL

by - agosto 01, 2024

 


No domingo, 28 de Julho de 2024, o grupo de situação de Oliveira dos Brejinhos (Prefeito Silvinho), composto pelos partidos; PSD, Avante e Podemos, realizou sua convenção municipal na ACROB, marcando um momento significativo para a política local. O evento contou com a presença de importantes lideranças políticas locais, além de autoridades, estadual e federal.

Além dos pré-candidato a prefeito Silvinho a vice-prefeito João Manteiga, pré-candidatos a vereadores (a), marcaram presença o Deputado Estadual Nelson Leal e o Deputado Federal e Secretário de Infraestrutura Sérgio Brito. O Senador Otto Alencar e Governador Jerônimo Rodrigues, enviaram um recado em vídeo, reforçando o apoio ao grupo situacionista. "Eu quero reafirmar, Silvinho, todo o meu compromisso, pra que a gente possa, junto com João Manteiga, e junto com cada candidato e candidata a vereador, a vereadora, podermos dar continuidade a esse projeto de cuidar de cada um, de cada uma em Oliveira dos Brejinhos", disse o Governador Jerônimo.




Durante a convenção, os pré-candidatos a vereadores (as) fizeram uso da palavra para se apresentar e reforçar seus compromissos com os eleitores e com as causas defendidas pelo grupo de situação. O deputado estadual, Nelson Leal, falou da alegria de retornar a Oliveira dos Brejinhos e enfatizou a competência do Prefeito Silvinho que transformou Oliveira dos Brejinhos, "num verdadeiro canteiro de obras"... O Deputado Federal Sérgio Brito também marcou presença para reforçar seu apoio ao amigo Silvinho que, segundo ele, "é um dos melhores prefeitos do Brasil".

O evento serviu como uma plataforma para mostrar a força e a coesão do grupo situacionista, que se mostrou confiante na vitória nas as eleições municipais marcadas para o dia 06 de outubro.

A convenção não só reuniu figuras políticas de destaque, mas também atraiu a atenção de muitos moradores e simpatizantes que acompanharam atentamente as propostas e promessas feitas pelos pré-candidatos. A atmosfera de esperança e determinação deixou claro que a situação está preparada para enfrentar os desafios que virão nas urnas.

 



HISTÓRIA de oliveira dos brejinhos

 

Em 1865, José Manuel Teixeira Leite, proprietário da Fazenda Brejinho (ou Brejo), erigiu uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Oliveira ou das Oliveiras, que foi elevada à categoria de freguesia em 1880, tendo sido desmembrada da freguesia de Urubu (Paratinga). Foi o arraial de Brejinho elevado à vila e criado o município de Oliveira dos Brejinhos em 1891.

 

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

 

Distrito criado com a denominação de Oliveira dos Brejinhos, pela Lei Provincial n.º 1980, de 25-07-1880, subordinado ao município de Urubu.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Oliveira dos Brejinhos, pelo Ato de n.º 405, de 01-06-1891, desmembrado do município de Urubu. Sede na antiga povoação de Oliveira dos Brejinhos. Constituído do distrito sede. Instalada em 17-08-1891.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída do distrito sede.


Pelos Decretos Estaduais n.ºs 7.455, e 7.479, de 08-07-1931, por este último decreto, o território do município de Oliveira dos Brejinho foi anexado ao município de Brotas, como simples distrito. Elevado à categoria de município com a denominação de Oliveira dos Brejinhos, pelo Decreto n.º 8.620, de 30-08-1933, desmembrado do município de Brotas. Sede no antigo distrito de Oliveira dos Brejinhos. Constituído do distrito sede. Reinstalada em 10-09-1933.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Oliveira dos Brejinhos e Corrente.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 4 distritos: Oliveira dos Brejinhos, Brejo Grande, Corrente e Quixabá.


Pelo Decreto Estadual n.º 11.089, de 30-11-1938, o distrito de Corrente tomou a denominação de Bom Sossego.


No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 4 distritos: Oliveira dos Brejinhos, Bom Sossêgo (ex-Corrente), Brejo Grande e Quixabá.


Pelo Decreto-lei Estadual n.º 141, de 31-12-1943, retificado pelo Decreto Estadual n.º 12.978, de 01-06-1944, o distrito de Brejo Grande passou a denominar-se Ipuçaba.


Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 4 distritos: Oliveira dos Brejinhos, Bom Sossêgo (ex-Corrente), Ipuçaba (ex-Brejo Grande) e Quixabá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela Lei Estadual n.º 1.722, de 16-07-1962, desmembra do município de Oliveira dos Brejinhos, o distrito de Quixabá, para constituir o novo de Morpará.


Em divisão territorial datada 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Oliveira dos Brejinhos, Bom Sossego e Ipuçaba.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

 

ECONOMIA


A produção minerária principal é o quartzo, com diversas utilidades, principalmente na formatação de fios ópticos. O mármore imperial também é encontrado nesto município, sendo que a produção é exportada para a Europa, principalmente para a Itália e Países Baixos.

Site da Prefeitura: http://www.oliveiradosbrejinhos.ba.gov.br/  

FONTE: Brotas News.com

Você pode gostar...

0 Comentários

Compartilhe...