Share

DROGAS: NÃO FAÇA SUA VIDA VIRAR UMA DROGA, DIGA NÃO AS DROGAS

by - outubro 22, 2024

 


As drogas podem gerar sérias consequências a saúde da pessoa, causando diversas alterações nas estruturas de seu organismo, como doenças cardiovasculares, respiratórias, problemas no fígado, no cérebro e transtornos psiquiátricos como a depressão ou ansiedade entre muitos outros.

Porque a droga faz mal?

Tanto as drogas lícitas quanto as ilícitas podem causar diversos danos mentais e físicos aos seres humanos. É possível chamar de droga qualquer substância que causa alterações em processos bioquímicos e que resultam em alterações mentais e físicas quando introduzidas em um organismo vivo.

Qual o mal que a droga pode causar?

A longo prazo, o uso de drogas pode causar: destruição de neurônios, diminuindo a capacidade de pensar; desenvolvimento de doenças psiquiátricas como depressão ou esquizofrenia; lesões no fígado; desenvolvimento de doenças contagiosas, como AIDS ou hepatite.

O que as drogas causam no corpo?

As drogas podem ser depressoras, estimulantes ou perturbadoras da atividade do sistema nervoso central, cujo órgão principal é o cérebro. Depressoras – diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo "desligado". Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual.

Quais são os riscos das drogas?

Alguns dos efeitos comuns do uso de drogas incluem: Alterações no humor e no comportamento. Problemas de memória e concentração. Problemas de saúde física, como doenças cardíacas, respiratórias e hepáticas.

O que cada droga faz?

Álcool: bem-estar, euforia, felicidade e relaxamento. Barbitúricos: tranquilidade, relaxamento, sensação de calma, euforia, diminuição da tensão arterial e frequência cardíaca. Benzodiazepínicos: ansiedade, tristeza, alucinação ou irritabilidade. Opioides: aliviam dores de moderadas a intensas.

O que a droga afeta na saúde?

Álcool: provoca cirrose hepática, distúrbios mentais e comportamentais. Maconha: gera problemas respiratórios, agrava quadro em transtornos psicóticos e contém substâncias cancerígena (benzopireno). Crack: impacta negativamente o sistema nervoso central e cardíaco. Cocaína: causa danos ao sistema cardiovascular.

Como a droga age no cérebro?

A droga age diretamente nas células cerebrais localizadas no córtex pré-frontal. A região é responsável pelas tomadas de decisões e inibição. O cérebro é afetado nos centros de memória que, em estado normal, auxiliam na lembrança de onde a fonte de prazer veio.

Que partes do corpo podem ser alteradas pelo uso de drogas?

O consumo de drogas lícitas e ilícitas pode causar diversos efeitos colaterais no organismo em curto ou longo prazo: mudanças no apetite e no sono, alterações na frequência cardíaca e na pressão arterial, desenvolvimento de doenças mentais e de outras complicações, como o câncer

Como uma pessoa drogada se comporta?

Entre eles podemos citar tremores, ansiedade, nervosismo, fissura, sudorese, pele úmida e fria, fraqueza, dores musculares, perda de apetite, náuseas e vômito, inquietude, insônia, confusão e desorientação mental, delírios e alucinações, dilatação pupilar, formigamento e até mesmo convulsões.

Quais consequências as drogas trazem?

O uso continuado dessas substâncias expõe o organismo jovem ao desenvolvimento de diversas enfermidades mentais e físicas. Doenças de ordem psíquicas, como a esquizofrenia, o surto psicótico e a síndrome do pânico são as mais preocupantes.

 


O que acontece quando a pessoa para de usar drogas?

Desta forma, a pessoa que fica sem consumir a droga, no processo de abstinência começa a sentir sintomas desagradáveis que estão relacionados tanto ao seu corpo, quanto a sua mente, como por exemplo: irritabilidade, agressividade, náuseas, vômitos, confusão mental, tremores, entre outros.

O que é bom para limpar o sangue de drogas?

Beba água: O consumo de água é uma das principais formas de limpar o organismo e eliminar as toxinas das drogas, seja através da urina, suor ou fezes. Descanse bem: Para que seu corpo possa tirar rápido as drogas no organismo, é extremamente necessário descansar, para assim seu corpo voltar a sua funcionalidade normal.

O que as drogas causam no nariz?

As substâncias podem causar sangramento, vermelhidão, secreção e constrição dos vasos sanguíneos; e também podem tornar a região mais suscetível a infecções, necrose dos tecidos e perda de estruturas anatômicas como o septo nasal.

Quais danos a cocaína pode causar?

Sangramentos pelo nariz, • Náuseas, • Perda de controle, • Euforia • E agressividade. Além disso, a dependência começa a se tornar inevitável. Quando o uso da droga já se tornou contínuo, as reações se transformam em perda de memória, hemorragias, depressão, nervoso excessivo, comportamento descontrolado e isolamento.

Por que a cocaína envelhece?

Acúmulo de grupos metil. Os pesquisadores encontraram grupos metil no DNA de usuários de droga. A chamada metilação é uma das marcas moleculares do envelhecimento, se acumulando com o avanço da idade e também devido a doenças relacionadas a idade.1

Quanto tempo o pó fica no corpo da pessoa?

Cocaína. Pode ser encontrada no organismo até 2 dias no sangue, 4 dias pelo exame de urina, 90 dias pelo de cabelo e até 180 dias em pelos do corpo e raspas de unha.



Porque o pó entope o nariz?

Nariz e boca

Cheirar cocaína danifica as membranas mucosas do nariz, criando um ambiente seco com menos fluxo sanguíneo. Isso pode danificar seriamente os tecidos moles e a cartilagem, e o uso pesado pode fazer com que uma pessoa perfure o septo, levando ao colapso da estrutura nasal.

Quanto tempo a droga fica no sangue?

Os períodos de detecção das drogas nas diferentes amostras dependem: do tipo de droga, da frequência e da quantidade ingerida porém, de modo geral, permanecem no sangue, saliva e urina entre algumas horas até alguns dias e no cabelo, a partir de 5-6 dias, permanecem por meses ou anos, dependendo do comprimento.

Quais as doenças que as drogas causam?

- Acompanhe as informações que reunimos para você!

- Depressão. ...

- Problemas neurológicos. ...

- Transtornos de comportamento. ...

- Desnutrição. ...

- Infecções. ...

- Infecções sexualmente transmissíveis. ...

- Doenças cardíacas. ...

- Insuficiência renal e hepática.

Você pode gostar...

0 Comentários

Compartilhe...