Share

MACAÚBAS – BA: ÁGUAS DO ZABUMBÃO CHEGA EM MACAÚBAS AO CUSTO DE 54.900,00 MENSAIS E PODE REPRESENTAR ATÉ 30% DA OFERTA HOJE EXISTENTE, SAAE PODE AUMENTAR A TARIFA

by - setembro 12, 2025


O blog manteve contato com a direção do SAAE (Serviço Autônomo de Água), solicitando informações sobre o reforço na cessão das águas da barragem do Zabumbão, obra federal localizada no município de Paramirim, a qual serve diversos municípios da região da Bacia do Paramirim, inclusive Macaúbas, que desde o mês de junho vem recebendo reforço das águas do Zabumbão, esse reforço pode representar cerca de 30% da oferta de água captada pelo SAAE, tendo como fontes principais: as nascentes do Coité e Tinguis, e poços como o do Pajeú, Sapé, Pé do Morro, Carrapato, além de outros poços secundários espalhados pelo município.

Segundo o SAAE o sistema do Zabumbão responde por uma vazão aproximada de 39 litros por segundo, o que equivale a 101.088 metros cúbicos/mês.

E ALERTA...

Tal volume embora relevante, mostra-se insuficiente para atender com segurança a crescente demanda da sede municipal e de parte da zona rural, especialmente em meses de estiagem prolongada.

O SAAE informa que através do contrato celebrado com a Embasa, o fornecimento de volume mínimo de água é de 10.000 metros cúbicos por mês e o máximo de 30.000 de água tratada.

O Custo não foi informado, mas, acredita que o SAAE repasse anualmente a Embasa cerca de R$ 658.800,00. Sendo que o custo mensal gira em torno de R$ 54.900,00.

Quanto ao reajuste devido ao reforço das águas do Zabumbão, o SAAE diz que está avaliando a necessidade.

FONGE: Blog Alécio Brandão 

Você pode gostar...

0 Comentários

Compartilhe...