MACAÚBAS -BA, SECRETÁRIO DE SAÚDE ARLEN SANTOS E EQUIPE FALAM SOBRE A SAÚDE MENTAL, O JANEIRO BRANCO E AUTORIZA AÇÕES PARA COMBATER A DENGUE, ZIKA, CHIKUNGUNYA, FEBRE AMARELA
Neste mês dedicado à saúde mental, reforçamos a importância do diálogo, do acolhimento e do cuidado com nossas emoções. Falar sobre sentimentos, buscar ajuda e oferecer apoio fazem toda a diferença.
A Secretaria de Saúde, por meio de sua equipe e da rede de atenção psicossocial, segue comprometida em promover ações que fortaleçam o bem-estar emocional da nossa população.
💛
Você não está sozinho. Cuidar da saúde mental é um ato de amor e
responsabilidade.
MACAÚBAS -BA, SECRETÁRIO DE SAÚDE ARLEN SANTOS AUTORIZA AÇÕES PARA COMBATER A DENGUE, ZIKA, CHIKUNGUNYA, FEBRE AMARELA...
O Secretário Municipal de Saúde autoriza intensificação de ações para combater às arboviroses.
As equipes da Secretaria da Saúde estiveram em diversos bairros e localidades do município realizando visitas domiciliares, orientando a população e eliminando possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika, Chikungunya e febre amarela.
O combate às arboviroses é um trabalho contínuo e a participação de todos é fundamental.
Faça a sua parte!
As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos principalmente por mosquitos (ex: Aedes aegypti).
As principais arboviroses em circulação no país são:
· Zika: Frequentemente associada a manchas vermelhas no corpo e baixo risco de morte, mas com graves implicações para gestantes devido ao risco de microcefalia.
· Chikungunya: Destaca-se pelas dores articulares intensas e persistentes, que podem durar meses.
· Febre Amarela: Possui ciclo urbano e silvestre; a vacinação é a principal forma de prevenção disponível no Calendário Nacional de Vacinação do SUS.
PREVENÇÃO E AÇÃO...
A medida mais eficaz continua sendo a eliminação de criadouros de mosquitos (água parada).
Caso apresente sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima através do Busca Saúde.



0 Comentários