segunda-feira, 1 de março de 2021

COVID-19: LOCKDOWN EM MACAÚBAS, O I DIA DE FECHAMENTO TOTAL FAZ A SEGUNDA FEIRA PARECER DOMINGO

No primeiro dia de LOCKDOWN no município de Macaúbas-Bahia a segunda-feira parece o domingo, rodando pela cidade encontramos pouquíssimas pessoas caminhando pela rua, donas de casa e comerciantes lavando suas casas e comércios, funcionários da Prefeitura trabalhando na limpeza das ruas desrespeitando o Decreto assinado pelo Prefeito Municipal (para eles é segunda mesmo) barreira sanitária só funciona a do acesso, assim mesmo até as 17:00 horas, as outras permanecem abertas. Mas, graças à Deus não observamos nenhuma aglomeração, parabéns.


A Policia Militar de Macaúbas estava presente na Barreira Sanitária, parabenizamos a PM pelo excelente trabalho e apoio que vêm dando ao município desde o começo da pandemia da COVID-19.

Acreditamos que se a Prefeitura Municipal tivesse com as barreiras sanitárias abertas desde o dia 1º de janeiro e as equipes de fiscalização estivessem nas ruas trabalhando, os donos de alguns bares tivessem respeitado os decretos e não tivessem feito aglomerações e uma pequena parte da população não tivessem realizados churrascos e aglomerações Macaúbas não teria chegado a esse ponto de ser obrigado a decretar LOCKDOWN, mas, não adianta procuramos culpado, nesse momento precisamos é ficar em casa e ajudar a diminuir os casos da COVID-19 em nosso município, se precisar sair de casa sigam as recomendações da Secretaria da Saúde que tem nova Secretária a partir de hoje 01.mar.2021 segundo fomos informados pelo Prefeito Municipal.


A saúde é igual ao futebol, se você não se arma (defende), não tem um bom time em campo para evitar gols (novos casos), e por cima tiver uma péssima zaga (defesa imunológica), e um goleiro furão, certamente o placar será desfavorável. Além disso, é preciso contar com um bom treinador, aquele que orienta seu time, incentiva, cobra resultados promissores e quando não os têm, manda os “canela de pau” ir pro banco de reserva…

E a torcida na verdade quer ver o Coronavírus tomando de goleada, por isso, é hora de fazermos a concentração em nossas casas, respeitando o Decreto que estabelece no mínimo 14 dias em confinamento domiciliar (8 do município e 6 do estado).

É certo que 08 dias de LOCKDOWN no município podem reduzir os números de novos casos, no entanto, não parece ainda ser o suficiente, visto que o período/ciclo de encubação/cura do vírus é de 14 dias, o que pode nos dar uma falsa redução dos números de novos infectados, se assim for, durante o período de confinamento, aqueles que estiverem com sintomas leves ou poucos notáveis, certamente não irão procurar o serviço de saúde e assim, não farão o teste, e se estes após o fim do “LOCKDOWN” não ficarem em quarentena, corre o risco destes fazerem novos infectados e colocar o vírus para circular, ai poderá ser uma ciranda incontrolável.


Precisou comprar alguma coisa, prefira ligar para o comércio que está trabalho delivery e solicitar a entrega, tá entediando, pegue um bom livro e vai ler ou assistir a reprise dos jogos do seu time de coração, lembrando que o COVID-19 também provoca lesões cardíacas, sendo assim, cuida do seu coração para torcer por seu time!





Achamos que nesse momento em que os casos da COVID-19 passaram de 209 pessoas contaminadas sendo que, 209 casos ainda se encontram ativos no município de Macaúbas, o LOCKDOWN é necessário, mas, como falamos com o Prefeito Municipal não achamos certo a forma como o mesmo foi feito, deveria ter feito uma campanha de divulgação com vídeo, carro de som, rádios, cartazes, jornais, blogues... para que a população, comerciantes e principalmente os aposentados se preparem, o LOCKDOWN pegou à todos de surpresa, os aposentados não compraram seus remédios, os comerciantes não pagaram seus boletos e nem fizeram estoques de mercadoria, a população não encheram os armários com alimentos... enfim muita gente ainda não sabe o que fazer.


Devemos falar ainda dos carregadores de caminhão, serventes, pedreiro e das pessoas que trabalham em um dia para comer no outro, como farão? Enquanto isso, os principais órgãos que poderiam dar suporte a população estão fechados, Cras, Creas, Secretaria de Assistência Social todos fechados...

A Prefeitura autorizou a entrada dos caminhões para entrega de mercadorias aos comerciantes, mas, os mesmos se recusam a receber, pois, não terão como pagar as compras, comércios já fecharam as portas definitivamente em Macaúbas, outros fecharam as portas por 15 dias e dispensaram os funcionários, mesmo assim terão que pagar aluguel; Lembrando que após o LOCKDOWN todos as pessoas sairão para a rua de uma só vez enchendo as lotéricas, bancos e mercados, açougues ... será um Deus nos acuda...


Ainda podemos citar os músicos e as pessoas que trabalham com músicas que já estão a mais de um ano parados, essas pessoas que alegravam todos nós, estão chorando por ninguém se lembrar deles e de suas famílias.


No boletim do último dia do mês de fevereiro Macaúbas registrou 897 pessoas contaminadas pela COVID-19 com 209 casos ainda ativos, 287 notificados, 78 aguardando resultado, 03 pessoas internadas, 07 na UTI,  e estamos com 60% dos leitos ocupados, o que significa que temos muito jogo pra frente.

FOTOS DE MACAÚBAS 01.MARÇO.2021

EM NOME DOS EMPRESÁRIOS ROBÉRIO NUNES (Palace Hotel) E ZÉ AUGUSTO (Vitoria Palece) PARABENIZAMOS TODOS OS COMERCIANTES DE MACAÚBAS QUE FECHARAM SEUS COMÉRCIOS PARA AJUDAR MACAÚBAS NA GUERRA CONTRA A COVID-19, ESSE GESTO HUMANDO DE VOCÊS SERÁ COLOCADO NO LITRO QUE CONTA A HISTÓRIA DE MACAÚBAS, O NOSSO OBRIGADO A TODOS VOCÊS.





FOTOS DA CIDADE PARADA PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DA COVID-19 - PARABÉNS A POPULAÇÃO DE MACAÚBAS

















Nenhum comentário:

Postar um comentário