SALÕES DE BELEZA: SAIBA QUAIS SÃO OS DIREITOS DO CLIENTE
A relação entre cliente e salão de beleza deve ser pautada pela confiança, transparência e respeito mútuo. Todavia, o serviço contratado precisa corresponder às expectativas, sem resultar em danos. Caso isso ocorra, é essencial que o consumidor conheça seus direitos e as formas de exigir que sejam respeitados.
DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS CLIENTES EM SALÕES DE BELEZA:
Os serviços precisam ser prestados com a qualidade prometida. O Código de Defesa do Consumidor assegura que os salões de beleza devem prestar informações claras sobre os procedimentos, riscos envolvidos e custos. Além disso, garantir que os profissionais sejam devidamente qualificados. Logo, se algo não corresponder ao acordado, o cliente pode pedir reparação. Por exemplo, correções gratuitas, reembolsos ou até compensações por danos materiais e morais.
Por isso, os consumidores devem ser informados sobre todos os aspectos do que foi contratado. Então, os responsáveis pelo salão precisam alertar sobre eventuais riscos à saúde e o impacto esperado do procedimento. Além disso, o cliente tem o direito de interromper o serviço em andamento caso identifique alguma anormalidade, exigindo uma solução imediata.
QUANDO O CLIENTE PODE EXIGIR A DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO?
A devolução do valor pago é um direito do consumidor em diversas situações. Dessa forma, caso os cabelos fiquem danificados ou a pessoa tenha reações adversas à produtos aplicados, o reembolso pode ser solicitado. Além disso, se houver diferença de valores em relação ao orçamento inicial, também pode haver contestação, especialmente se o aumento não foi previamente acordado.
Já nos casos de erro no procedimento, como aplicação inadequada de produtos ou falha técnica, o cliente precisa ser compensado. Por fim, em caso do salão se recusar corrigir o erro ou a solucionar a insatisfação, a devolução do dinheiro se torna um direito legítimo do consumidor.
REGRAS PARA SALÕES DE BELEZA
Higiene e segurança são indispensáveis para garantir a saúde dos clientes. Os profissionais precisam estar qualificados, com certificações específicas para realizar serviços complexos. Além disso, é obrigatório que o salão forneça orçamentos claros e cumpra com o valor acordado ou comprove a justificativa para alterações.
O salão precisa ser responsável pelos serviços prestados. Se provocar danos durante o procedimento, o estabelecimento tem a obrigação de corrigir o erro sem custos adicionais ou compensar o cliente de forma adequada.
O QUE FAZER QUANDO A CABELEIREIRA ESTRAGA O CABELO?
O primeiro passo é documentar a situação. Tire fotos, faça anotações detalhadas sobre o que aconteceu e entre em contato com o salão o mais rapidamente possível. A maioria dos estabelecimentos realiza a correção e todos os agravos são resolvidos. Mas, se o salão recusar a solução do problema, o cliente pode pedir a devolução do dinheiro ou buscar compensações para reparar o dano.
COMO DENUNCIAR UM SALÃO DE BELEZA?
O consumidor pode recorrer ao Procon para registrar uma reclamação formal. Além disso, o uso de sites na internet, como o "Reclame Aqui" ajuda no registro de queixas públicas. Porém, se a situação não for resolvida de forma amigável, o cliente deve buscar uma ação judicial, no Juizado Especial Cível, para buscar reparação por danos materiais ou morais.
De acordo com o Dr. João Valença, especialista em direito do consumidor da VLV Advogados, os clientes devem estar atentos aos seus direitos. “Quem paga por um serviço deve exigir a correção de qualquer falha no procedimento. Logo, se o salão não resolver a questão de maneira amigável, recorrer a órgãos de defesa do consumidor ou à Justiça é uma medida legítima para garantir que os direitos sejam respeitados”.
CONCLUSÃO
Os clientes ao irem a salões de beleza devem exigir transparência e respeito nos serviços recebidos. Portanto, é importante conhecer os direitos do consumidor e saber como agir em situações de insatisfação. Com isso, ao notar que o trabalho prestado pelo estabelecimento não foi de qualidade e segurança, pode buscar os direitos.
Entre os pontos necessários em um salão de beleza, destacam-se a higiene adequada, qualificação dos profissionais e o cumprimento das normas. Caso algo saia diferente do esperado, o consumidor deve se sentir à vontade para buscar compensações e, se necessário, recorrer aos órgãos competentes para fazer valer seus direitos.
FONTE: João de Jesus
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