PARAMIRIM – BA: A HISTÓRICA VISITA DO PRESIDENTE LULA A REGIÃO DA BACIA DO PARAMIRIM E SUA RETROSPECTIVA POLÍTICA
Sob um forte esquema de segurança e receptividade à atura para os participantes, a cidade de Paramirim estará recebendo nesta sexta-feira (07.02.2025) a ilustre visita do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva, formada de inúmeras autoridades.
O acontecimento vem tomando maior repercussão pelo fato de ser o primeiro chefe de estado a visitar oficialmente a região do sertão da Bahia. Um privilégio para a terra do Rio Pequeno por ter sido escolhida para sediar esse inédito evento, que passará a integrar a lista das principais efemérides da história do município.
Sua caminhada rumo ao Planalto inicia-se em 1989, quando disputa pela primeira vez uma eleição presidencial, sendo derrotado no segundo turno (17 de novembro) por Fernando Collor de Mello (PRN), que fundamentou a sua campanha no combate as mordomias dos marajás do Brasil. Nesse pleito, Lula obteve nas urnas de Paramirim 3.609 votos, sobrepondo-se ao seu principal opositor, também muito bem votado com 49,41% dos votos apurados.
Obstinado como sempre fora, o ex-torneiro mecânico e líder dos metalúrgicos não parou por aí. Em 1994 (3 de outubro), volta-se a candidatar, mas perde a parada para Fernando Henrique Cardoso (PSDB). É derrotado também em Paramirim, onde obteve uma irrisória votação de apenas 1127 votos contra 3.931 de Fernando Henrique e 1123 de Orestes Quércia, do PMDB. Nesse período, o Brasil passa a conviver com a euforia e as incertezas do Plano Real, principal plataforma do candidato vencedor das eleições.
De posse do poder, Fernando Henrique volta a candidatar-se em 1998 e Lula também, desta feita pela coligação do PT com mais 4 partidos PC do B/PCB/PDT/PSB. Mais uma vez a esquerda perde a disputa, sem precisar segundo turno, tanto no Brasil como em Paramirim, onde o PT recebeu apenas 19,82% e o PSDB e seus aliados conquistaram 70,59% da votação graças ao empenho das lideranças políticas do município. Nesse período, comandava a Bahia o Governador Paulo Souto, sob o escudo de ACM
A consagração de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela presidência da República veio ao raiar do século XXI. Uma vitória em dose dupla, ambas no segundo turno. Em 2002 derrota José Serra do PSDB e em 2006 sobrepõe-se a Geraldo Alckmin candidato da coligação PSDB/PFL após acirradas campanhas eleitorais. Em Paramirim, Lula perde em 2002, mas recupera significativamente em 2006 com uma margem de 80,25 dos votos sufragrados, contra 19,75% de Alckmin, permanecendo dessa forma, no poder por dois mandatos consecutivos, de 2003 a 2011.
Após passar 580 dias privado de sua liberdade num cárcere da Polícia Federal em Curitiba, Lula reassume os seus direitos e candidata pela sexta vez ao mais alto cargo do país, numa reviravolta política sem precedente... Assim, no pleito de 6 de outubro de 2022, derrota o candidato Jair Bolsonaro do PL e se consagra o 38 presidente da República Federativa do Brasil, tendo como vice o seu adversário de 2006, Geraldo Alckmin, hoje, com 72 anos de idade. Nesse pleito sua votação no Brasil, ultrapassou a casa dos 57 milhões de votos, alcançando a casa dos 80,80% em Paramirim, a terra que nesta sexta-feira (7) terá a oportunidade de vê-lo pessoalmente, e de forma civilizada externar-lhe o seu apreço como sempre fez nas urnas.
FONTE: Professor Domingos
0 Comentários